Eufemismo nos discursos políticos e diplomáticos

Os enunciados propostos são da autoria de jornalistas e destacados atores políticos agindo no mundo das relações diplomáticas. O significado deve ser interpretado não tanto pelo valor das palavras usadas mas por aquilo que as expressões sublinhadas escondem ou que lhes está implícito. Assinale a expressão que lhe parece representar melhor o verdadeiro significado do enunciado. 

Se isso realmente ocorrer, será uma medida que ecoará uma das promessas de campanha de Netanyahu rumo à reeleição no pleito de março. Antes de disputar a última votação, o primeiro-ministro israelense declarou o plano de anexar o Vale do Jordão ao território integral de Israel, o que também gerou preocupação por outros países do Oriente Médio.

(Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/01/28/trump-apresenta-plano-de-paz-para-o-oriente-medio.ghtml)


Questão: o plano declarado pelo primeiro-ministro israelense gerou 

umas considerações por outros países do Oriente Médio
medo por outros países do Oriente Médio
opiniões por outros países do Oriente Médio
Jonathan Marcus, repórter de diplomacia e defesa da BBC, afirmou que a resposta do Irã foi "modesta" , dada a importância de Soleimani, e feita com o objetivo de causar o mínimo de danos possível.

(Fonte: Ataque a bases americanas no Iraque indica distensão em conflito EUA-Irã (terra.com.br))


Questão: Jonathan Marcus é de opinião que

a diplomacia iraniana respondeu moderadamente para não prejudicar as relações entre os países
a diplomacia iraniana poderia ter sido muito mais violenta se não receasse aumentar o conflito
a diplomacia iraniana foi fraca na resposta para não melindrar os EUA
No dia 13 de dezembro de 1937, aconteceu em Nanquim um horrendo massacre, também conhecido como “estupro de Nanquim”. 

As [mulherres e raparigas] que os soldados japoneses consideravam mais bonitas eram poupadas e enviadas para cerca de 2 mil bordéis de escravas sexuais mantidos pelo exército imperial para diversão de seus soldados. 

(Fonte: 80 anos do “estupro” de Nanquim – o massacre que o mundo não quer lembrar  | Resistência (resistencia.cc))



Questão: as [mulherres e raparigas] consideradas mais bonitas

eram espancadas e enviadas para bordéis onde eram usadas como escravas sexuais
não eram mortas e eram usadas como escravas sexuais
eram bem tratadas para serem usadas como escravas sexuais
O Presidente Trump tem insistido que a pandemia de covid-19 está sob controlo nos Estados Unidos, elogiando a sua própria gestão, apesar de os números de infecções e mortes apresentarem uma realidade diferente (mais uma vez foi batido o número de novos casos diários, 77.300), e fez da abertura das escolas uma prioridade da sua gestão da crise sanitária.

(Fonte:https://www.publico.pt/2020/07/17/mundo/noticia/trump-quer-reabrir-escolas-cruel-imprudente-sindicato-professores-1924854)



Questão: o Presidente Trump auto-elogia-se, apesar de

os númeors de infeções e mortos provarem o contrário
os númeors de infeções e mortos serem enormes
os númeors de infeções e mortos não lhe serem favoráveis
     Na segunda-feira, e após uma reunião em Paris, o Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou que 14 Estados-membros da União Europeia (UE), dos quais oito de "forma ativa", tinham acordado avançar com um "mecanismo de solidariedade" para a distribuição dos migrantes resgatados no Mediterrâneo, em particular ao largo da Líbia, e acabar com os processos negociais e diplomáticos difíceis, e com as conversações caso a caso, regularmente associados a estas situações.

     Macron, o presidente francês Emmanuel Macron declarou em uma entrevista coletiva no Palácio do Eliseu, sede do governo: Nós devemos reforçar a eficácia de nossa solidariedade entre europeus.

(Fonte:https://www.rfi.fr/br/franca/20190722-macron-anuncia-acordo-de-solidariedade-para-refugiados-entre-14-paises-europeus)




Questão: Emmanuel Macron declarou que a União Europeia deve

ser mais solidária do que tem sido para com os refugiados
estabelecer regras claras e eficazes para o acolhimento de refugiados
ser mais eficaz na vigilãncia dos movimentos de refugiados entre os 14 países europeus

Para ele, a ordem de saída imediata “ viola razões humanitárias mínimas ” porque os integrantes do corpo diplomático “não representam qualquer perigo iminente”. A decisão embra que o procurador-geral da República recomendou, em 01/05/2020, ao ministro das Relações Exteriores a suspensão da medida para evitar riscos físicos e psíquicos aos envolvidos.

(Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/stf-suspende-expulsao-de-funcionarios-da-embaixada-da-venezuela-no-brasil/)


Será que a saída imediata produz

Morte
Ferida
Riscos físicos e psíquicos

Os dois países parecem ter recuado do conflito, por enquanto. Mas a situação está muito no ar, esse assassinato foi muito inesperado e deixou uma situação muito instável. Neste primeiro momento, retrocederam, porque ninguém quer uma guerra. Mas, em médio prazo, foi ruim, tornou a situação mais perigosa. Se o Irã quiser atacar, pode usar aliados no Iraque ou seus aliados huthis no Iêmen, o que seria muito eficiente. Presumimos que Trump não quer guerra, porque ele foi eleito por eleitores céticos em relação ao que houve no Iraque e no Afeganistão. Ele pode ordenar uma ação muito ousada , mas não quer levar o país a uma guerra.

(Fonte: https://oglobo.globo.com/mundo/o-ultimo-confronto-entre-eua-ira-deixou-mundo-mais-perto-de-uma-guerra-especialistas-respondem-24183900#:~:text=Os%20dois%20pa%C3%ADses%20parecem%20ter%20recuado%20do%20conflito%2C,prazo%2C%20foi%20ruim%2C%20tornou%20a%20situa%C3%A7%C3%A3o%20mais%20perigosa.)


Questão: ‘‘uma ação muito ousada’’ será


Uma ação corajosa
Uma ação agressiva
Uma ação evidente
Com tudo isto, o futuro do governo Biden, e de certa forma, da própria humanidade, dependerá muitíssimo da capacidade do governo americano e de todas as grandes potências ocidentais, de entender e aceitar o fato de que acabou a exclusividade do sucesso econômico liberal do Ocidente ; e o que é talvez ainda mais importante e difícil de aceitar: que acabou definitivamente o monopólio moral da “civilização ocidental” que terá que conviver a partir de agora com um sistema de valores e crenças de uma civilização que se surgiu e se desenvolveu de forma completamente autônoma com relação ao “ocidente” e com relação a todas as variantes do seu “monoteísmo” e dos “iluminismo” expansionista, catequético e conquistador.

(Fonte: O futuro imediato - o mundo, a partir de Biden - José Luís Fiori - Brasil 247)


Será necessário attender e aceitar que Ocidente

está em queda
é uma civilização dominadora e conquistadora
predomina injustamente no mundo
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em seu discurso na Assembleia da ONU nesta terça-feira 21, colocou o país como um importante ator diplomático pacificador dos conflitos mundiais . “O compromisso do meu governo é para buscar um futuro mais próspero e pacífico para todas as pessoas’’ afirmou.

(Fonte: Em discurso na ONU, Biden foca no papel diplomático dos EUA - CartaCapital)


O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden,

afirmou o poder dos EUA para impor a sua vontade e valores no mundo
considerou que a diplomacia dos EUA será capaz de promover o diálogo e a paz
elevou os EUA ao patamar dos países neutros e pacificadores
Nesta terça-feira (6), Trump indicou que seu governo enviou ao Congresso uma proposta “de bom senso” para pôr fim à “crise” nessa região . “No passado, a maioria das pessoas nesta sala votaram por um muro, mas o muro adequado nunca foi construído. Eu farei com que seja construído”, garantiu Trump no seu segundo discurso sobre o Estado da União desde sua chegada ao poder, em janeiro de 2017.

(Fonte: Trump volta a atacar imigrantes e insiste em construção de muro | Jovem Pan)


Trump classificou a sua proposta como

eficaz para suster os emigrantes que chegam da América central e do Sul
razoável e de diálogo com os governos do Sul para reduzir a vioência nas fronteiras
promotora de diálogo e desenvolvimento para pôr fim à crise nessa região

10题 | 被引用0次

模板修改
使用此模板创建